Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com imenso entusiasmo a terceira edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático: História e Cultura Africana e Afro-brasileira – lei 10.639/03 na escola. A produção dos Cadernos Temáticos objetiva a aproximação da ciência produzida na academia com as práticas referênciadas nas matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, historicamente negadas e invisibilizadas pela academia, ou seja estabelecer a efetiva relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O principal resultado deste lançamento será o estreitamento dos laços com os saberes que circulam nossa constituição como sujeitos sociais, dando voz a estes saberes e dando espaço a cosmogonia que professamos como povo negro.

O Caderno Temático, composto por 38 artigos, oferece um excelente quadro teórico e avaliativo que nos permite enxergar tanto os entraves que tendem paralisar o debate sobre história dos afro-brasileiros, como avistar as variadas possibilidades de superação dos preconceitos vigentes no espaço escolar.

Esta edição inaugura nosso registro no DOI - “Identificador Digital de Objetos”, um sistema que permite a identificação, localização e descrição unívoca de entidades digitais. Esta medida de padronização e preservação das informações contidas nesse ambiente, concretiza assim, parte de nossos objetivos em torno da qualificação da Revista da ABPN.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial
Nicéa Quintino Amauro (UFU)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Publicado: 2018-06-04

IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639: O OLHAR DE UM NEGRO INTELECTUAL

Fernando Santos Jesus, Joselina da Silva, Nicácia Lina Carmo

135-158

A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

Ângela Fátima Soligo, Caroline Felipe Jango, Tamyris Proença Bonilha Garnica, Edna Lourenço

265-294

REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ

Ingrit Yasmin Oliveira da Silva Batista, Fabiane Freire França, Delton Aparecido Felipe

335-354

A ANÁLISE DO MULTICULTURALISMO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA COSMOGONIA IORUBÁ NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E ASTRONOMIA

Caio Ricardo Faiad da Silva, Alexandre Araújo de Souza, Cátia Cristina Bocaiuva Maringolo, Vagner Gonçalves da Silva

381-408

O JONGO COMO CAMINHO PARA NOVAS PRÁXIS EDUCACIONAIS

Paulo César Cardoso, Antonio Ferreira da Silva Junior

465-482

A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE

Camila Simões Rosa, Elenice Maria Cammarosano Onofre

572-593

A EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI 10.639/03: ARTICULANDO COM AS MATRIZES AFRICANAS NA ESCOLA EM SALVADOR -BA

Josiane Cristina Climaco, Márcia Lúcia dos Santos, Celi Nelza Zulke Taffarel

676-692

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Raquel Amorim dos Santos

693-720

O CARIMBÓ ECOOU NOS CORREDORES DA ESCOLA: UMA MEMÓRIA DE PERTENCIMENTO SE OUVIU

Josiane Beloni de Paula, Sil-Lena Ribeiro Calderaro Oliveira, Maria Aparecida de Souza Ramos

786-799

ENTRE ARTE, ENSINO E AFRODESCENDÊNCIA

Sirlene Ribeiro Alves, Marcelino Euzebio Rodrigues

800-819

O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: USOS E COMPREENSÕES DA LEI 10.639/03

Alexsandro Ribeiro do Nascimento, Rafaela Franklin da Silva Lira

820-835

LISTA DOS/AS AVALIADORES/AS AD-HOC

Nicea Quintino Amauro

848-850