CULTURA JUVENIL E ESCOLA: O FUNK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E DE IDENTIDADE DA JUVENTUDE NEGRA CARIOCA

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Carlos Henrique dos Santos Martins
Claudia Ribeiro

Resumo

Expressão cultural juvenil de grande relevância no cenário cultural carioca, o Funk constitui-se em uma das possibilidades de valorização do conhecimento trazido pelos/as jovens para o espaço escolar, bem como em ferramenta pedagógica que contribua para a implementação da Lei 10639/03. Nesse contexto, buscamos problematizar suas tensões que estão articuladas ao racismo brasileiro, além de destacar a importância deste movimento cultural como marcador identitário de grande parcela da juventude. O Funk emerge das brechas de uma sociedade historicamente excludente, possibilitando o protagonismo e a expressividade juvenis diante de uma realidade que se apresenta como pouco promissora para estes sujeitos nela inseridos de forma precária e/ou subalterna. Assim, ressaltamos a valorização da vivência sociocultural de seu público e o seu potencial identitário frequentemente invisibilizados nos espaços escolares.

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Como Citar
Martins, C. H. dos S., & Ribeiro, C. (2018). CULTURA JUVENIL E ESCOLA: O FUNK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E DE IDENTIDADE DA JUVENTUDE NEGRA CARIOCA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 91–108. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/414
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Claudia Ribeiro, SME/RJ; CEFET-RJ

Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sckow da Fonseca - CEFET-RJ