A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral, membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.
v. 15 n. Edição Especial (2023): Revista da ABPN | Abril - 2023 | Caderno Temático "AFROCIENTISTA: JUVENTUDES NEGRAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PAUTADA NAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS"
Prezado/Prezada Leitor/Leitora!
Receba nossa edição da Revista ABPN | Caderno Temático “Afrocientista: Juventudes Negras e a Educação Científica pautada nas questões étnico-raciais” como fruto de muita perseverança e trabalho coletivo. O Projeto Afrocientista, nasce em 2018 sob realização da ABPN com a parceria do Instituto Unibanco (IU) e se ramifica por diferentes regiões do Brasil. Abarca importante diversidade de perfis e grupos sociais jovens e amplia as metodologias pautadas na lei 10.639/03 como ferramenta de superação das desigualdades e promovendo a temática das relações étnico-raciais nos espaços educacionais brasileiros.
Mirando no público de Jovens negros e negras em diálogo com profissionais da educação, promovendo ações educativas e emancipatórias. Temos aqui a oportunidade de aproximação com as narrativas de quem conduziu o projeto e compartilhou saberes tradicionais sem perder de vista as linguagens inovadoras das redes virtuais.
O referido Caderno Temático contou com o Conselho Editorial formado por Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS), Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE).
Saudamos as organizadoras, a equipe de pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.
Boa leitura!!
Publicado:
2023-05-02
Ver Todas as Edições