PATRIMÔNIO AFRO-DIASPÓRICO, DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM SERGIPE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Este estudo tem como meta partilhar os desafios estruturais e pedagógicos da educação antirracista no Estado de Sergipe. Nosso corpus de investigação são as ações do Portal da Cultura Afro-Sergipana, Kizomba dos Saberes organizadas por professoras da história que visam contribuir com reflexões sobre o patrimônio da diáspora africana nas ciências humanas, bem como revisitar ações do Projeto de Pesquisa Escrevivências de Mulheres Negras em Diáspora para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) que temos desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe nos últimos anos. Os objetivos que almejamos são: contribuir para as ações efetivas da Lei 10.639/03 , promover debates profícuos sobre o patrimônio material e imaterial no ensino das literaturas afro-brasileiras no currículo da educação básica a partir de nosso locus enunciativo. A metodologia escolhida é problematizar como a jornada da perspectiva antirracista tem sido desafiadora, sobretudo em revisitar o currículo colonialista que ainda é imposto aos estudantes da graduação e como têm sido nossas estratégias ancestrais para romper diversos obstáculos que surgem em nosso cotidiano.
Palavras-chave: (ERER); Lei 10.639/03; Literatura Afro-brasileira; Escrevivências; Kizomba dos Saberes.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).