PATRIMÔNIO AFRO-DIASPÓRICO, DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM SERGIPE

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Corrêa de Souza
Murilo Santos Júnior

Resumo

Resumo: Este estudo tem como meta  partilhar os desafios  estruturais e pedagógicos da educação antirracista no Estado de Sergipe. Nosso corpus de investigação são as ações do Portal da Cultura Afro-Sergipana, Kizomba dos Saberes organizadas por professoras da história que visam contribuir com reflexões sobre o patrimônio da diáspora africana nas ciências humanas, bem como revisitar ações do Projeto de Pesquisa Escrevivências de Mulheres Negras em Diáspora para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) que temos desenvolvido  na Universidade Federal de Sergipe nos últimos anos. Os objetivos  que almejamos são: contribuir para as ações efetivas da Lei 10.639/03 ,  promover debates profícuos sobre  o patrimônio material e imaterial no ensino das literaturas afro-brasileiras no currículo da educação básica a partir de nosso locus enunciativo. A metodologia escolhida é problematizar como a jornada da perspectiva antirracista tem sido desafiadora, sobretudo em revisitar o currículo colonialista que ainda é imposto aos estudantes da graduação e como têm sido nossas estratégias ancestrais para romper diversos obstáculos que surgem em nosso cotidiano.


Palavras-chave: (ERER); Lei 10.639/03; Literatura Afro-brasileira; Escrevivências; Kizomba dos Saberes.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Corrêa de Souza, A., & Santos Júnior, M. (2024). PATRIMÔNIO AFRO-DIASPÓRICO, DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM SERGIPE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1809
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

Alessandra Corrêa de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora de Literaturas Hispânicas e Afro-brasileira do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Literaturas Afro-Latino-Americanas. Área de Concentração: Estudos Literários - Linha de Pesquisa Literatura Comparada no Programa de Pós- Graduação em Letras (PPGL)/UFS.  Professora no PROFLETRAS(Programa de Mestrado Profissional).

Murilo Santos Júnior, Universidade Federal de Sergipe UFS / PPGL

Murilo Santos Júnior, licenciado em Letras Vernáculas. Atualmente estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade Federal de Sergipe. Bolsista Capes.