Revista da ABPN | EDIÇÃO ABRIL 2024 v. 18 n. 45 (2024)

Olá! A nova edição da Revista ABPN |  Março - Abril 2024 | Dossiê Temático aborda de forma multifacetada a produção contêmporea sobre patrimônio e educação e seus desafios.

A publicação conta com o Conselho Editorial formado por: Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PUC/PR e NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS)Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE). Elaboração da CAPA: Yure Gonçalves da Silva (UFPE) 

Agradecimentos e reconhecimentos para toda equipe organizadora, a equipe de  pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.


Boa leitura!

O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios  estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo  que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em  diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza,  ciências humanas, as tecnologias e as artes. Pretende-se, dessa forma, apresentar um  panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos  de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as  experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios  quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas  educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a  ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e  da ancestralidade na produção do conhecimento.

Publicado: 2024-07-06

RELACIONES AFRODIASPÓRICAS ENTRE LENGUAS Y TRADICIONES BANTÚS

LA RESISTENCIA COMO SÍMBOLO

Débora Cristina de Araujo, Cesario Lopes Manuel Nunes Lino, Vitor Amorim dos Reis

LA EDUCACIÓN COMUNITARIA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA LA VALORACIÓN DE LA CULTURA NEGRA MAZAGUEÑA

ANGLESON PANTOJA PINHEIRO, Piedade Lino Videira, Esmeraldina dos Santos, Enilton Ferreira Vieira

PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA:

DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA.

ELIZAMA PEREIRA MESSIAS, Maria Lúcia Gomes dos Prazeres , Maria Da Conceição dos Reis , Clayton Marcio Hermes Pereira , Evelyn Carolina Lima de Santana

EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR ANTIRACISTA:

ENSEÑANZA DE LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES EN LOS ÚLTIMOS AÑOS DE PRIMARIA Y SECUNDARIA

Iury Crislano de Castro Silva, Laiza Maria Freitas Almeida , Lucas Luan de Brito Cordeiro, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto