Revista da ABPN | EDIÇÃO ABRIL 2024 v. 18 n. 45 (2024)

Olá! A nova edição da Revista ABPN |  Março - Abril 2024 | Dossiê Temático aborda de forma multifacetada a produção contêmporea sobre patrimônio e educação e seus desafios.

A publicação conta com o Conselho Editorial formado por: Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PUC/PR e NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS)Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE). Elaboração da CAPA: Yure Gonçalves da Silva (UFPE) 

Agradecimentos e reconhecimentos para toda equipe organizadora, a equipe de  pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.


Boa leitura!

O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios  estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo  que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em  diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza,  ciências humanas, as tecnologias e as artes. Pretende-se, dessa forma, apresentar um  panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos  de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as  experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios  quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas  educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a  ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e  da ancestralidade na produção do conhecimento.

Published: 2024-07-06

AFRO-DIASPORIC RELATIONSHIPS BETWEEN BANTU LANGUAGES AND TRADITIONS

RESISTANCE AS A SYMBOL

Débora Cristina de Araujo, Cesario Lopes Manuel Nunes Lino, Vitor Amorim dos Reis

COMMUNITY EDUCATION AS A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE FOR VALUING MAZAGAN'S BLACK CULTURE

ANGLESON PANTOJA PINHEIRO, Piedade Lino Videira, Esmeraldina dos Santos, Enilton Ferreira Vieira

PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA:

DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA.

ELIZAMA PEREIRA MESSIAS, Maria Lúcia Gomes dos Prazeres , Maria Da Conceição dos Reis , Clayton Marcio Hermes Pereira , Evelyn Carolina Lima de Santana

ANTI-RACIST SCHOOL PHYSICAL EDUCATION:

TEACHING ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL

Iury Crislano de Castro Silva, Laiza Maria Freitas Almeida , Lucas Luan de Brito Cordeiro, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto