PROPOSTA DE FICHAS TERMINOLÓGICAS (LIBRAS E PORTUGUÊS) DE TERMOS DO CAMPO DE DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTAS

Conteúdo do artigo principal

Eliene da Rocha Gonçalves dos Santos
Gláucio Castro Júnior
Gildete da S. Amorim Mendes Francisco
Daniela Prometi

Resumo

O texto em questão tem o propósito de apresentar fichas terminológicas elaboradas para uma proposta de um Léxico Alfabético Bilíngue em Libras e Português, línguas de modalidades distintas. O tema central da pesquisa desenvolvida aborda os termos pertinentes às discussões étnico-raciais. O procedimento metodológico envolveu a participação em diversas transmissões ao vivo sobre essas discussões durante os anos de 2021 e 2022, período marcado pela pandemia de Covid-19. Durante essas interações, foram registrados termos relevantes para ampliar o léxico da Libras, com foco especial na comunidade Surda negra e em todos aqueles interessados na área, visando contribuir para a luta antirracista por meio de reflexões que considerem a interseccionalidade entre raça e surdez. Como resultado desta pesquisa, apresenta-se a fichas terminológicas elaboradas para uma proposta de um Léxico Alfabético Bilíngue (Libras/Português) que engloba os termos relacionados às discussões étnico-raciais, abordando questões como representatividade da comunidade Surda negra, a presença do Surdo/a negro/a na formação e no ensino bilíngue, bem como a trajetória educacional desse sujeito de maneira geral, visando atender às diretrizes da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira. É importante ressaltar que a ampliação das pesquisas linguísticas, especialmente na criação de materiais em Libras, desempenha um papel essencial na integração dos Surdos em diversas esferas do conhecimento. Este estudo, ao realizar um levantamento de sinais-termo do campo das discussões étnico-raciais para a elaboração de fichas terminológicas em Libras, busca contribuir para uma melhor compreensão desses termos pela comunidade Surda negra, ressaltando a importância da divulgação das terminologias pertinentes a essa área sempre que possível, considerando o caráter predominantemente visual do canal de informação dos Surdos.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Rocha Gonçalves dos Santos, E., Castro Júnior , G., da S. Amorim Mendes Francisco, G., & Prometi, D. (2024). PROPOSTA DE FICHAS TERMINOLÓGICAS (LIBRAS E PORTUGUÊS) DE TERMOS DO CAMPO DE DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTAS . Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1803
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

Eliene da Rocha Gonçalves dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística do Departamento de Linguística,
Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Membro do Líder do Grupo de Estudo e
Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB).

Gláucio Castro Júnior , Universidade de Brasília - UnB

Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP
do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Licenciado e Bacharel em Ciências
Biológicas, Licenciado em Letras-Libras, Licenciado em Letras-Português e respectivas literaturas,
Licenciando em Pedagogia, Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar,
Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Líder do Grupo de Estudo e
Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB) Coordenador do Laboratório Núcleo de
Estudo e Pesquisa em Variação Linguística - Núcleo Varlibras.

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Magistério Superior do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - GLC do Instituto
de Letras - IL da Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduação em Fonoaudiologia, Mestrado em
Ciências da Educação e Saúde pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Doutora em Ciências e
Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro do  Grupo de Estudo e Pesquisa em
Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB); Membro do Laboratório Núcleo de Estudo e Pesquisa
em Variação Linguística - Núcleo Varlibras e do Núcleo de Pesquisa em Diversidade e Inclusão de
Surdos - NUEDIS/UFF.

Daniela Prometi, Universidade de Brasília - UnB

Professora do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP
do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Licenciada em Letras-Libras, Mestre e
Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa
em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB) Vice-coordenadora do Laboratório Núcleo de
Estudo e Pesquisa em Variação Linguística - Núcleo Varlibras.