“BASTIDORES”: tecendo indagações e reflexões transnacionais contra o racismo, preconceito e discriminação.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo indagar o potencial da série “BASTIDORES” de Rosana Paulino como arte contra hegemônica, como um saber da comunidade negra e como referencial nas ações educativas contra o racismo, discriminação ou preconceito. Propõe-se o argumento de que é razoável pensar a obra artística como discurso contra hegemônico e como um saber balizador de ações antirracistas educacionais pautadas na lei 10.639/03.
Detalhes do artigo
Como Citar
Rosário, R. (2024). “BASTIDORES”: tecendo indagações e reflexões transnacionais contra o racismo, preconceito e discriminação. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1780
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).