“BASTIDORES”: tecendo indagações e reflexões transnacionais contra o racismo, preconceito e discriminação.

Conteúdo do artigo principal

Rogério Rosário

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo indagar o potencial da série “BASTIDORES” de Rosana Paulino como arte contra hegemônica, como um saber da comunidade negra e como referencial nas ações educativas contra o racismo, discriminação ou preconceito. Propõe-se o argumento de que é razoável pensar a obra artística como discurso contra hegemônico e como um saber balizador de ações antirracistas educacionais pautadas na lei 10.639/03.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosário, R. (2024). “BASTIDORES”: tecendo indagações e reflexões transnacionais contra o racismo, preconceito e discriminação. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1780
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

Rogério Rosário, Universidade de São Paulo-USP

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-USP, Especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da Escola de Comunicação e Artes-ECA-USP e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Ciências Sociais-desigualdade e diferenças na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-USP. E-mail: rogerio.rosario@usp.br ; ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8223-740X