EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA MAZAGANENSE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa apresentar a educação cultural comunitária como alternativa didático-pedagógica para valorização da cultura negra na comunidade de Mazagão Velho-AP, a partir da festa de São Tiago mirim. Tem como enfoque as experiências vivenciadas pelos mazaganenses no espaço/escola/cultural Centro Cultural Raízes do Marabaixo, que possui conexão com processos de aprendizagem comunitária, identitária e educacional. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os resultados destacam os esforços da comunidade em proteger e transmitir de geração em geração o patrimônio cultural herdado assim como destacar o papel das crianças, de homens e mulheres que, por meio da oralidade, preservam a cultura de seus ancestrais, bem como contribuir para a efetivação da lei 10.639/2003.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).