EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA MAZAGANENSE

Conteúdo do artigo principal

ANGLESON PANTOJA PINHEIRO
´Piedade Lino Videira
Esmeraldina dos Santos
Enilton Ferreira Vieira

Resumo

Este artigo visa apresentar a educação cultural comunitária como alternativa didático-pedagógica para valorização da cultura negra na comunidade de Mazagão Velho-AP, a partir da festa de São Tiago mirim. Tem como enfoque as experiências vivenciadas pelos mazaganenses no espaço/escola/cultural Centro Cultural Raízes do Marabaixo, que possui conexão com  processos de aprendizagem comunitária, identitária e educacional. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa. Os resultados destacam os esforços da comunidade em proteger e transmitir de geração em geração o patrimônio cultural herdado assim como destacar o papel das crianças, de homens e mulheres que, por meio da oralidade, preservam a cultura de seus ancestrais, bem como contribuir para a efetivação da lei 10.639/2003.

Detalhes do artigo

Como Citar
PANTOJA PINHEIRO, A., Lino Videira, P., dos Santos, E., & Ferreira Vieira, E. (2024). EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA MAZAGANENSE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1825
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

ANGLESON PANTOJA PINHEIRO, UNIFAP

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amapá, é pesquisador e membro no Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI)

´Piedade Lino Videira, UNIFAP

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá (FAMA). Mestre, Doutora e Pós-doutorado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação, Stricto Sensu, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Programa de Pós-graduação em Educação (Professora/UNIFAP) e Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico- Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI).

Esmeraldina dos Santos, UNIFAP

 Graduada em Pedagogia pela Faculdade Atual. Mestranda em educação pelo programa de Pós-graduação em educação(PPGED-UNIFAP) Especialista em Política Educacional pela Universidade Federal do Amapá  (UNIFAP). Integra o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e intervenção pedagógica em Corporeidade, Arte, Cultura e Educação para as Relações Étnico-raciais com Ênfase em Educação Quilombola (GEPEI).

Enilton Ferreira Vieira, UNIFAP

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC). Membro do grupo de pesquisa Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola (UNIFAP/CNPq)