PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA: DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
- Este artigo é fruto das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Música e Arte Afrocentrada, desenvolvido pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando a última edição do projeto, voltado para a investigação das políticas de reconhecimento artístico e acadêmico (Honoris Causa, Notório Saber e Patrimônio Vivo) de grupos e personalidades negras e indígenas no estado de Pernambuco. O objetivo é apresentar as ações do projeto, tendo em perspectiva as discussões da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Patrimonial (EP). A base teórica do projeto e do artigo é a teoria da Afrocentricidade. A metodologia utilizada se baseou na realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram a importância da articulação entre a ERER e a EP em ações artísticas e pedagógicas de valorização do legado cultural de negros, negras e dos povos indígenas.
Detalhes do artigo
Como Citar
PEREIRA MESSIAS, E., Lúcia Gomes dos Prazeres , M., Da Conceição dos Reis , M., Marcio Hermes Pereira , C., & Carolina Lima de Santana , E. (2024). PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA: : DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1833
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).