PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA: DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA.

Contenido principal del artículo

ELIZAMA PEREIRA MESSIAS
Maria Lúcia Gomes dos Prazeres
Maria Da Conceição dos Reis
Clayton Marcio Hermes Pereira
Evelyn Carolina Lima de Santana

Resumen


  1. Este artigo é fruto das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Música e Arte Afrocentrada, desenvolvido pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando a última edição do projeto, voltado para a investigação das políticas de reconhecimento artístico e acadêmico (Honoris Causa, Notório Saber e Patrimônio Vivo) de grupos e personalidades negras e indígenas no estado de Pernambuco. O objetivo é apresentar as ações do projeto, tendo em perspectiva as discussões da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Patrimonial (EP). A base teórica do projeto e do artigo é a teoria da Afrocentricidade. A metodologia utilizada se baseou na realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram a importância da articulação entre a ERER e a EP em ações artísticas e pedagógicas de valorização do legado cultural de negros, negras e dos povos indígenas.

Detalles del artículo

Cómo citar
PEREIRA MESSIAS, E., Lúcia Gomes dos Prazeres , M., Da Conceição dos Reis , M., Marcio Hermes Pereira , C., & Carolina Lima de Santana , E. (2024). PROJETO MÚSICA E ARTE AFROCENTRADA: : DIFUNDINDO AS TRAJETÓRIAS DE MESTRAS E MESTRES DA CULTURA PERNAMBUCANA. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 18(46). Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1833
Sección
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografía del autor/a

ELIZAMA PEREIRA MESSIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCA PE

Graduada em Pedagogia, Mestra em Educação, doutoranda em Educação, coordenadora pedagógica na Escola Municipal João Pernambuco e membro do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais. 

Maria Lúcia Gomes dos Prazeres , Universidade Católica de Pernambuco - CAP

Graduanda em Comunicação Social com habilitação para Rádio, Tv e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail:evelyn.carolinalima@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4694-8730.

Maria Da Conceição dos Reis , Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Pró-Reitora de Extensão e Cultura e líder do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais. Email: maria.conceicaor@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5447-5069.

Clayton Marcio Hermes Pereira , UFPE

Graduado em Licenciatura em História, mestrando em Educação, coordenador executivo do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais.  E-mail: clayton.marcio@ufpe.br e ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6400-6484