Experiências Educativas no Quilombo Da Mocambo: Escritas de Mulheres Afro-Gaúchas

Conteúdo do artigo principal

Daniela Rodrigues Espíndola
Eráclito Pereira

Resumo

Resumo: Objetiva-se analisar escritas de mulheres negras quilombolas da cidade de Porto Alegre, notadamente do Quilombo da MOCAMBO, espaço de preservação de memórias da diáspora africana em Porto Alegre/RS, como repercussão de pesquisa realizada no Mestrado em Educação. O resultado da análise está na comprovação do Quilombo como local de experiências educativas singulares, expressas nas estratégias quilombolas de elaboração e compartilhamento de expressões linguísticas comunitaristas como “Mocambo” e “Arredores”. Os referenciais analíticos estão no projeto da Educação das Relações Étnico-Raciais, na Interculturalidade e nos aportes do pensamento-ação de mulheres negras.  Utiliza-se a escrita de cartas das lideranças femininas de distintas gerações, marcadas pelo afeto e coletividade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Daniela Rodrigues Espíndola, & Pereira, E. (2024). Experiências Educativas no Quilombo Da Mocambo: Escritas de Mulheres Afro-Gaúchas. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 18(46). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1808
Seção
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografia do Autor

Daniela Rodrigues Espíndola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Quilombola do Quilombo da MOCAMBO. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Especialista em História Africana e Afro-Basileira pela Uniritter (ex-FAPA). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEDU/UFRGS.

Eráclito Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

rofessor Adjunto no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Griô Aprendiz em formação pela Escola de Formação na Pedagogia Griô. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos - NEAB/UFRGS. Pesquisador associado à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os - ABPN. Vice-coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros - CONNEABS/Regional Sul (Gestão 2020-2022, 2022-2024). Membro da Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia do Brasil; Membro efetivo da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários - ABREMC. Membro do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio - GEMMUS/UFRGS/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Gestão de Acervos e Direitos Humanos - GADH/UFRGS/CNPq. Tem experiência em Educação, Gestão, Museologia e Patrimônio Cultural com ênfase em Museologia Social e Comunitária e Pesquisa Museológica. Tem interesse nos seguintes temas/áreas: Clubes Sociais Negros e políticas públicas de preservação, salvaguarda e patrimonialização; educação das relações étnico-raciais; museus comunitários e ecomuseus; memória e estudos culturais.