Olá! A nova edição da Revista ABPN | Março - Abril 2024 | Dossiê Temático aborda de forma multifacetada a produção contêmporea sobre patrimônio e educação e seus desafios.
A publicação conta com o Conselho Editorial formado por: Paulo Vinicius Baptista Silva (UFPR), Delton Aparecido Felipe (UEM/PR), Iraneide Soares da Silva (UFPI), Neli Gomes da Rocha (PUC/PR e NEAB/UFPR), Yure Gonçalves da Silva (UFPE), Alan Alves Brito (UFRGS), Flávia Rodrigues Lima da Rocha (UFAC), Irineia Lina Cesario (UCB/Brasília), Luciane Ribeiro Dias Gonçalves ( UFU) , Túlio Henrique Pereira (URCA/CE). Elaboração da CAPA: Yure Gonçalves da Silva (UFPE)
Agradecimentos e reconhecimentos para toda equipe organizadora, a equipe de pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a relevância do sentido de comunidade tão caro para as culturas ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.
Boa leitura!
O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas, as tecnologias e as artes. Pretende-se, dessa forma, apresentar um panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e da ancestralidade na produção do conhecimento.
Publié-e: 2024-07-06