ENSINO DE PATRIMÔNIO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: A FEIRA LIVRE COMO LEGADO AFRICANO EM IGUATU-CE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo aborda a relação entre o ensino de patrimônio e a efetivação do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no curso de arquitetura e urbanismo. Diante desse contexto, refletimos sobre o nosso território, a saber, o município de Iguatu, que faz parte da região do Centro-Sul cearense. O Iguatu é marcado por uma historicidade singular em razão das influências dos povos indígenas e seus descendentes, o que repercutiu num patrimônio cultural, como é o caso da feira livre. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar a feira livre do Iguatu como legado africano no ensino de patrimônio para o curso de arquitetura e urbanismo. Fundamentamo-nos no método da afrodescendência, realizamos a pesquisa bibliográfica e a prática de campo, esta ocorrida através da caminhografia, nas ruas que circundam o mercado público, local onde a feira livre acontecia em séculos passados, e continua acontecendo. Utilizamos os registros fotográficos como técnica de coleta de dados, usando esse instrumento de apreensão da realidade local como representação para uma análise crítica dos aspectos encontrados. Compreendemos a feira livre de Iguatu-Ce como espaço social de produção e reconhecimento das africanidades locais, atuando como terreno de efetivação e valorização da diversidade presente na história e cultura africana e afrodescendente.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).