DOSSIÊ TEMÁTICO: Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios

Edição Revista ABPN | JULHO 2024

Data limite para Submissões: 30 de maio de 2024 

Organização:  

Profa. Givania Maria da Silva, Doutora em Sociologia UNB. Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões da/na terra em quilombos. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/NEAB, Grupo de Estudo Mulheres Negras, Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais/ GEPPHERG e Cauim (todos da UnB) / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5094-2715

Profa. Gessiane Ambrosio Nazario, Doutora em Educação (UFRJ) / pesquisa em Educação, com ênfase em Educação e Relações Étnico Raciais, Educação Quilombola e Sociologia da Educação, através dos seguintes Laboratórios: Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI/UFF) /  Lattes: http://lattes.cnpq.br/9026694135300954 

 

Sobre o Dossiê Temático 

A presente proposta visa mostrar a excelente contribuição que os novos pesquisadores quilombolas podem oferecer para essa área de estudos a partir da articulação entre suas trajetórias e vivências e os modelos de produção de conhecimento vigentes nas ciências sociais, trazendo inovações e impulsionando a diversidade nas condições epistemológicas de compreensão da realidade social. Além da sua pertinência acadêmica a proposta também busca ampliar a visibilidade dos pesquisadores quilombolas, através da divulgação da excelência de sua atuação enquanto cientistas.

Pretende-se, dessa forma, apresentar um  panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos  de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as  experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios  quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas  educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a  ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e  da ancestralidade na produção do conhecimento.

Objetivos

-Internacionalização e fortalecimento institucional da Área de estudos sobre quilombos no Brasil.

-Divulgação da Produção científica de pesquisadores quilombolas.

-Privilegiar a produção científica de pesquisadores quilombolas.

- Estimular a reflexão sobre a trajetória acadêmica de pesquisadores oriundos das comunidades quilombolas e as novas possibilidades de compreensão sobre as identidades e territorialidades negras (rurais ou urbanas).

- Refletir sobre as condições de ampliação de espaços editoriais para a produção científica quilombola.

Propostas de Temas:

- Educação Escolar Quilombola e desafios para implementação das Diretrizes Curriculares Quilombola na Educação Básica.

-Conflitos Fundiários, Cultura e Territórios.

-Gestão Territorial, Meio Ambiente e Economia Quilombola.

-Gênero, Educação e territorialidades.

-Artesanato, Comércio e Alternativas de renda nas Comunidades Quilombolas.

-Ações afirmativas: acesso e permanência quilombola no Ensino Superior.

-Pandemia, Saúde e Qualidade de Vida nas Comunidades Quilombolas.

-Estado, Políticas Públicas e Direito Quilombola.

 

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Sobre os textos autorais

A edição  Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios, receberá manuscritos nos idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

Espera-se que o dossiê proporcione o diálogo entre pesquisadores (as)  de instituições brasileiras e estrangeiras das mais diversas áreas de conhecimento, em  especial a partir da rede de colaboração dos (as) proponentes em universidades negras  norte-americanas e caribenhas, para traçar um panorama dos estudos que apontem novas  perspectivas teórico-metodológicas no campo da afrodescendência e seu ensino numa perspectiva inter e transdisciplinar, ampliando os conhecimentos produzidos pela  população negra e ressignificadas no contexto da África e da diáspora africana.

Serão aceitos manuscritos enviados pelas mestras(es) de saberes tradicionais, sujeitas(es) de direito, pesquisadoras(es), lideranças comunitárias, ativistas, militantes e profissionais. Encorajamos especialmente a submissão de primeiras autoras e autores que se identifiquem como africanos, povos originários, negros ou afrodescendentes.

 

Formatação e publicação dos textos:

O textos para avaliação precisam ser enviados por meio do registro na Revista ABPN  (https://abpnrevista.org.br/index.php/site/login) e estão submetidos as diretrizes para autores (https://abpnrevista.org.br/site/about/submissions#authorGuidelines

Sobre a submissão:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

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  •  A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  •  Não há nenhum dado relativo à autoria no documento.
  •  O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página.
  •  O TÍTULO, o RESUMO e as PALAVRAS-CHAVES contém as três traduções para INGLÊS (Abstract), para ESPANHOL (Resumen) e para FRANCÊS (Résumé).
  •  O texto fez referência de ao menos uma citação de um manuscrito publicado pela Revista da ABPN
  •  A edição da Revista ABPN terá limite de 35 artigos publicados. Para os casos de manuscritos com parecer deferido e não inclusos na edição, a orientação é aguardar nova edição de fluxo contínuo.
    Toda comunicação é prioritariamente realizada via sistema da própria revista.

Diretrizes para publicação

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