CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios
Postado em 2024-03-16DOSSIÊ TEMÁTICO: Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios
Edição Revista ABPN | JULHO 2024
Data limite para Submissões: 30 de maio de 2024
Organização:
Profa. Givania Maria da Silva, Doutora em Sociologia UNB. Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões da/na terra em quilombos. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/NEAB, Grupo de Estudo Mulheres Negras, Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais/ GEPPHERG e Cauim (todos da UnB) / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5094-2715
Profa. Gessiane Ambrosio Nazario, Doutora em Educação (UFRJ) / pesquisa em Educação, com ênfase em Educação e Relações Étnico Raciais, Educação Quilombola e Sociologia da Educação, através dos seguintes Laboratórios: Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI/UFF) / Lattes: http://lattes.cnpq.br/9026694135300954
Sobre o Dossiê Temático
A presente proposta visa mostrar a excelente contribuição que os novos pesquisadores quilombolas podem oferecer para essa área de estudos a partir da articulação entre suas trajetórias e vivências e os modelos de produção de conhecimento vigentes nas ciências sociais, trazendo inovações e impulsionando a diversidade nas condições epistemológicas de compreensão da realidade social. Além da sua pertinência acadêmica a proposta também busca ampliar a visibilidade dos pesquisadores quilombolas, através da divulgação da excelência de sua atuação enquanto cientistas.
Pretende-se, dessa forma, apresentar um panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e da ancestralidade na produção do conhecimento.
Objetivos
-Internacionalização e fortalecimento institucional da Área de estudos sobre quilombos no Brasil.
-Divulgação da Produção científica de pesquisadores quilombolas.
-Privilegiar a produção científica de pesquisadores quilombolas.
- Estimular a reflexão sobre a trajetória acadêmica de pesquisadores oriundos das comunidades quilombolas e as novas possibilidades de compreensão sobre as identidades e territorialidades negras (rurais ou urbanas).
- Refletir sobre as condições de ampliação de espaços editoriais para a produção científica quilombola.
Propostas de Temas:
- Educação Escolar Quilombola e desafios para implementação das Diretrizes Curriculares Quilombola na Educação Básica.
-Conflitos Fundiários, Cultura e Territórios.
-Gestão Territorial, Meio Ambiente e Economia Quilombola.
-Gênero, Educação e territorialidades.
-Artesanato, Comércio e Alternativas de renda nas Comunidades Quilombolas.
-Ações afirmativas: acesso e permanência quilombola no Ensino Superior.
-Pandemia, Saúde e Qualidade de Vida nas Comunidades Quilombolas.
-Estado, Políticas Públicas e Direito Quilombola.
https://www.instagram.com/p/C4Fu6Q8rwQn/
Sobre os textos autorais
A edição Quilombos, Territorialidades e Saberes Emancipatórios, receberá manuscritos nos idiomas: português, inglês, espanhol e francês.
Espera-se que o dossiê proporcione o diálogo entre pesquisadores (as) de instituições brasileiras e estrangeiras das mais diversas áreas de conhecimento, em especial a partir da rede de colaboração dos (as) proponentes em universidades negras norte-americanas e caribenhas, para traçar um panorama dos estudos que apontem novas perspectivas teórico-metodológicas no campo da afrodescendência e seu ensino numa perspectiva inter e transdisciplinar, ampliando os conhecimentos produzidos pela população negra e ressignificadas no contexto da África e da diáspora africana.
Serão aceitos manuscritos enviados pelas mestras(es) de saberes tradicionais, sujeitas(es) de direito, pesquisadoras(es), lideranças comunitárias, ativistas, militantes e profissionais. Encorajamos especialmente a submissão de primeiras autoras e autores que se identifiquem como africanos, povos originários, negros ou afrodescendentes.
Formatação e publicação dos textos:
O textos para avaliação precisam ser enviados por meio do registro na Revista ABPN (https://abpnrevista.org.br/index.php/site/login) e estão submetidos as diretrizes para autores (https://abpnrevista.org.br/site/about/submissions#authorGuidelines)
Sobre a submissão:
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
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- Não há nenhum dado relativo à autoria no documento.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página.
- O TÍTULO, o RESUMO e as PALAVRAS-CHAVES contém as três traduções para INGLÊS (Abstract), para ESPANHOL (Resumen) e para FRANCÊS (Résumé).
- O texto fez referência de ao menos uma citação de um manuscrito publicado pela Revista da ABPN
- A edição da Revista ABPN terá limite de 35 artigos publicados. Para os casos de manuscritos com parecer deferido e não inclusos na edição, a orientação é aguardar nova edição de fluxo contínuo.
Toda comunicação é prioritariamente realizada via sistema da própria revista.
Diretrizes para publicação
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