REPRESENTAÇÕES DE NEGROS E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DAS LEIS 10.639 E 11.645: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS mudanças e permanências

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Joelma Cristina de Lima Antunes
Claudete de Sousa Nogueira

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que buscou analisar as representações de negros e indígenas nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental, com foco no processo de produção e recepção. Na investigação foram analisadas as mudanças e permanências em relação às representações de indígenas e negros após a aprovação das leis 10.639/03 e 11.645/08 e como isso se reflete nas concepções construídas pelos professores e alunos.  Partiu-se da seguinte questão: em que medida pode-se observar as mudanças e permanências em relação às representações de indígenas e negros considerando-se o momento influenciado pelo contexto das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

Detalhes do artigo

Como Citar
Antunes, J. C. de L., & Nogueira, C. de S. (2018). REPRESENTAÇÕES DE NEGROS E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DAS LEIS 10.639 E 11.645: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: mudanças e permanências. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 749–769. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/469
Seção
Caderno Temático