A EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI 10.639/03: ARTICULANDO COM AS MATRIZES AFRICANAS NA ESCOLA EM SALVADOR -BA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata da sistematização do trabalho pedagógico sobre a Cultura Corporal Afro brasileira e a materialização nas aulas de Educação Física no Colégio Estadual Marcílio- CEMD, Salvador – BA. A fundamentação se deu através dos valores civilizatórios afro-brasileiros e os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Metodologia de Ensino da Educação Física - Crítico-Superadora, com o objetivo de consolidar ações que materializem a Lei 10.639/03 e possibilitem o acesso a este conhecimento negado historicamente a educação brasileira de forma não folclorizada. Assim, as aulas de Educação Física no CEMD, visou recuperar elementos da ontogênese da Cultura Afro Brasileira que foram historicamente subsumidos pelo euro-centrismo em sua organização do trabalho pedagógico na escola.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).