O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho abordamos a temática racial no contexto escolar, a partir da visão tanto dos professores como dos alunos. O objetivo é verificar de que forma o trabalho do professor interfere na (des)construção da identidade negra dos alunos em sala de aula. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo e exploratório e o contexto investigado foi alunos e professores da Escola Pública de Ensino Fundamental Antônio Martins de Almeida, localizada em Quixadá-CE, tendo como técnica de coleta de dados questionário e entrevista. Percebemos que a escola tem papel importante na formação da identidade negra dos alunos, porém, ainda não é uma prática comum e ativa na didática dos professores, é notório também o quanto as questões raciais ainda são silenciadas e invisibilizadas no ambiente escolar.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).