O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE

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Kegislânia Ferreira Martins
Cristiane Sousa da Silva

Resumo

Neste trabalho abordamos a temática racial no contexto escolar, a partir da visão tanto dos professores como dos alunos. O objetivo é verificar de que forma o trabalho do professor interfere na (des)construção da identidade negra dos alunos em sala de aula. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo e exploratório e o contexto investigado foi alunos e professores da Escola Pública de Ensino Fundamental Antônio Martins de Almeida, localizada em Quixadá-CE, tendo como técnica de coleta de dados questionário e entrevista. Percebemos que a escola tem papel importante na formação da identidade negra dos alunos, porém, ainda não é uma prática comum e ativa na didática dos professores, é notório também o quanto as questões raciais ainda são silenciadas e invisibilizadas no ambiente escolar.

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Como Citar
Martins, K. F., & Silva, C. S. da. (2018). O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 215–237. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/430
Seção
Caderno Temático