O JONGO COMO CAMINHO PARA NOVAS PRÁXIS EDUCACIONAIS

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Paulo César Cardoso
Antonio Ferreira da Silva Junior

Resumo

No presente artigo, tratamos das possibilidades de utilização de práticas culturais de matriz africana, em particular do jongo, como mecanismos culturais propulsores de novas práticas escolares. Para tanto, investigamos a experiência com o grupo de jongo mirim da Escola Municipal Cortines Cerqueira, em Barra do Piraí/ RJ, objetivando verificar como o jongo possibilita repensar práticas inclusivas e plurais com vistas à promoção das relações étnico-raciais no currículo. Através de pesquisa bibliográfica e do uso de entrevistas com duas professoras, este artigo busca refletir como o jongo, enquanto prática cultural afro-brasileira, presente no município estudado, precisa ser valorizado e difundido nas escolas em prol de uma educação preocupada com a memória oral e a diversidade cultural.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cardoso, P. C., & Ferreira da Silva Junior, A. (2018). O JONGO COMO CAMINHO PARA NOVAS PRÁXIS EDUCACIONAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 465–482. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/479
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Antonio Ferreira da Silva Junior, CEFET/RJ Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais Área: Espanhol e Línguas para Fins Específicos

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUCSP). Professor do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas do Ensino Superior (Área: Espanhol) do CEFET/RJ, atuando no Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Relações Étnico-Raciais. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Estudos Culturais, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, formação de professores de Letras/ Espanhol nos Institutos Federais, narrativas docentes, pesquisa narrativa e questões étnico-raciais e caos urbano.