A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE

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Camila Simões Rosa
Elenice Maria Cammarosano Onofre

Resumo

O presente artigo é desdobramento do estudo de mestrado que objetivou compreender a relação da mulher negra com sua estética, enfatizando a interferência do cabelo na construção da sua identidade. Apresenta-se nestes apontamentos, um dos focos de análise da pesquisa “As vivências da infância: a menina negra no contexto familiar e escolar”, no qual são analisadas as falas das cinco mulheres colaboradoras do estudo, sobre suas vivências no ambiente familiar e escolar e a relação com seus cabelos crespos. O artigo está organizado em três eixos: as vivências da menina negra no contexto familiar que evidencia a importância da figura materna na manipulação dos cabelos; a escola como primeiro espaço onde as mulheres vivenciam experiências de racismo e discriminação, e a ausência da temática étnico-racial nos currículos escolares.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosa, C. S., & Onofre, E. M. C. (2018). A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 572–593. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/461
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Camila Simões Rosa, Universidade Federal de São Carlos/UFScar

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.  Coordenadora do EduCárceres/UFSCar.