A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo é desdobramento do estudo de mestrado que objetivou compreender a relação da mulher negra com sua estética, enfatizando a interferência do cabelo na construção da sua identidade. Apresenta-se nestes apontamentos, um dos focos de análise da pesquisa “As vivências da infância: a menina negra no contexto familiar e escolar”, no qual são analisadas as falas das cinco mulheres colaboradoras do estudo, sobre suas vivências no ambiente familiar e escolar e a relação com seus cabelos crespos. O artigo está organizado em três eixos: as vivências da menina negra no contexto familiar que evidencia a importância da figura materna na manipulação dos cabelos; a escola como primeiro espaço onde as mulheres vivenciam experiências de racismo e discriminação, e a ausência da temática étnico-racial nos currículos escolares.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).