MULTICULTURALISMO: UM CANTO NA MATA ECOOU OS SABERES ATRAVÉS DA ORALIDADE, BRINCADEIRAS, MÚSICAS E PROSAS

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Cintia Cardoso
Márcia Theodoro Mezzomo

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma prática pedagógica para implementação da Lei Federal 10.639/03, em uma unidade educativa de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. As ações realizadas buscaram apresentar às crianças com idades entre 4 e 5 anos, ontologias e cosmovisões a partir das culturas e saberes africanos, diferentemente da visão monocultural eurocêntrica latente nos currículos. Tal prática pedagógica emergiu da perspectiva do multiculturalismo, vislumbrando assim, pensar em uma pedagogia da diferença de caráter antirracista. Os resultados evidenciam que as crianças se apropriaram dos conhecimentos por meio de variadas linguagens, sendo possível romper com atitudes que levem formação de preconceitos e ideias prévias negativas relacionadas às identidades e culturas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cardoso, C., & Mezzomo, M. T. (2018). MULTICULTURALISMO: UM CANTO NA MATA ECOOU OS SABERES ATRAVÉS DA ORALIDADE, BRINCADEIRAS, MÚSICAS E PROSAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 594–611. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/473
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Márcia Theodoro Mezzomo, NEAB- UDESC

O presente artigo apresenta resultados de uma experiência voltado para implementação da Lei Federal 10.639/03, numa unidade educativa de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Crianças com idades entre 4 e 5 anos. As ações realizadas buscaram apresentar às crianças ontologias e cosmovisões, a partir das culturas e saberes africanos, diferentemente da visão monocultural eurocêntrica latente nos currículos. Tal prática pedagógica emergiu da perspectiva do multiculturalismo, vislumbrando assim pensar em uma pedagogia da diferença de caráter antirracista. A educação infantil pensada como um espaço de diáspora, o direito á diferença inerente a condição humana desde a infância. Os resultados evidenciam que as crianças se apropriaram dos conhecimentos e por meio de variadas linguagens sendo possível romper com atitudes que levem formação de preconceitos e ideias prévias negativas relacionadas a identidades e culturas.