MULTICULTURALISMO: UM CANTO NA MATA ECOOU OS SABERES ATRAVÉS DA ORALIDADE, BRINCADEIRAS, MÚSICAS E PROSAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma prática pedagógica para implementação da Lei Federal 10.639/03, em uma unidade educativa de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. As ações realizadas buscaram apresentar às crianças com idades entre 4 e 5 anos, ontologias e cosmovisões a partir das culturas e saberes africanos, diferentemente da visão monocultural eurocêntrica latente nos currículos. Tal prática pedagógica emergiu da perspectiva do multiculturalismo, vislumbrando assim, pensar em uma pedagogia da diferença de caráter antirracista. Os resultados evidenciam que as crianças se apropriaram dos conhecimentos por meio de variadas linguagens, sendo possível romper com atitudes que levem formação de preconceitos e ideias prévias negativas relacionadas às identidades e culturas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).