IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639: O OLHAR DE UM NEGRO INTELECTUAL

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Fernando Santos Jesus
Joselina da Silva
Nicácia Lina Carmo

Resumo

Este trabalho promove uma reflexão sobre os vinte anos de promulgação da Lei 10.639/03. Objetiva-se contribuir para a expansão das reflexões sobre a implementação da lei, sugerindo sua efetivação no âmbito escolar e acadêmico. Os procedimentos metodológicos foram contemplados por uma revisão bibliográfica e entrevista realizada com um professor universitário da educação para as relações étnico-raciais no Brasil, sendo também participante de movimentos sociais. O texto apresenta análises sobre a dificuldade de implementação dos conteúdos sobre a história e cultura negra nos currículos escolares e acadêmicos, exibindo o ponto de vista do entrevistado de acordo com as suas experiências na educação. Este estudo ressalta a importância da participação dos docentes de todas as áreas, no ensino da história e cultura negra, contribuindo para a disseminação, entendimento e reconhecimento dessa temática. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Jesus, F. S., Silva, J. da, & Carmo, N. L. (2018). IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639: O OLHAR DE UM NEGRO INTELECTUAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 135–158. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/425
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Fernando Santos Jesus

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC e Bolsista CNPq.

Joselina da Silva

Doutora em Ciências Sociais, professora associada( UFRRJ),da Licenciatura em Educação do Campo , do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc -  UFRRJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nicácia Lina Carmo

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e discente do Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(UFC).