APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO ESPECIAL | CADERNO TEMÁTICO: HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA – LEI 10.639/03 NA ESCOLA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conjunto dos artigos que compõem este caderno, oferecem um excelente quadro teórico e avaliativo que nos permite enxergar tanto os entraves que tendem paralisar o debate sobre história dos afro-brasileiros, como avistar as variadas possibilidades de superação dos preconceitos vigentes no espaço escolar. Não são poucos os empecilhos detectados pelos autores no desenvolvimento de suas pesquisas, reflexões e ensaios. Os resultados indicam que os negros continuam invisíveis ou menos visíveis em relação aos homens e as mulheres brancas, pois ainda aparecem nos livros didáticos e paradidáticos como um grupo que apenas contribuiu para a formação do Brasil no período colonial, sendo que a sua efetiva participação na produção socioeconômica e cultural, desde a escravidão até os dias de hoje não é devidamente ressaltada. Os autores alertam que em muitas escolas o debate sobre a referida Lei se fundamenta na pedagogia do evento, por se restringir apenas às comemorações de 20 de novembro, dia da Consciência Negra e 19 de abril, dia do Índio.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).