PRÉSENTATION DU NUMÉRO SPÉCIAL | CAHIER THÉMATIQUE: HISTOIRE ET CULTURE AFRICAINE ET AFRO-BRÉSILIENNE – LOI 10.639 / 03 À L'ÉCOLE

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Rachel de Oliveira

Resumen

O conjunto dos artigos que compõem este caderno, oferecem um excelente quadro teórico e avaliativo que nos permite enxergar tanto os entraves que tendem paralisar o debate sobre história dos afro-brasileiros, como avistar as variadas possibilidades de superação dos preconceitos vigentes no espaço escolar. Não são poucos os empecilhos detectados pelos autores no desenvolvimento de suas pesquisas, reflexões e ensaios. Os resultados indicam que os   negros continuam invisíveis ou menos visíveis em relação aos homens e as mulheres brancas, pois ainda aparecem nos livros didáticos e paradidáticos como um grupo que apenas contribuiu para a formação do Brasil no período colonial, sendo que a sua efetiva participação na produção socioeconômica e cultural, desde a escravidão até os dias de hoje não é devidamente ressaltada. Os autores alertam que em muitas escolas o debate sobre a referida Lei se fundamenta na pedagogia do evento, por se restringir apenas às comemorações de 20 de novembro, dia da Consciência Negra e 19 de abril, dia do Índio.

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Cómo citar
Oliveira, R. de. (2018). PRÉSENTATION DU NUMÉRO SPÉCIAL | CAHIER THÉMATIQUE: HISTOIRE ET CULTURE AFRICAINE ET AFRO-BRÉSILIENNE – LOI 10.639 / 03 À L’ÉCOLE. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 10(Ed. Especi), 01–04. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/595
Sección
Apresentação