O CARIMBÓ ECOOU NOS CORREDORES DA ESCOLA: UMA MEMÓRIA DE PERTENCIMENTO SE OUVIU

Conteúdo do artigo principal

Josiane Beloni de Paula
Sil-Lena Ribeiro Calderaro Oliveira
Maria Aparecida de Souza Ramos

Resumo

Este artigo se propõe, na perspectiva da rememoração, narrar uma experiência de prática educativa a partir da cultura do carimbó com o projeto de letramento Carimboletrando, desenvolvido numa escola da periferia de Belém/PA, no viés de uma pedagogia intercultural, decolonial e antirracista, cumprindo a lei (ainda em vigência na época) 10.639/03 que muito colabora para o descortinar do olhar racista para a história e cultura de matriz africana. Dialogando com teóricos/as acerca da colonialidade do saber para que se possa construir um pensamento crítico e reflexivo sobre as narrativas da história única e homogeizante que limitam olhares e silenciam histórias outras, práticas sociais, culturais, saberes não reconhecidos pelo sistema vigente, mas que resistem.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Paula, J. B., Oliveira, S.-L. R. C., & Ramos, M. A. de S. (2018). O CARIMBÓ ECOOU NOS CORREDORES DA ESCOLA: UMA MEMÓRIA DE PERTENCIMENTO SE OUVIU. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 786–799. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/475
Seção
Caderno Temático