DA PRESSÃO JURÍDICA À AÇÃO POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA NO CEFET/RJ

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Talita de Oliveira

Resumo

 


Resumo: O presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre a influência da lei 10.639/2003 na atuação pedagógica dos docentes de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET/RJ. Inicialmente, serão contextualizadas as demandas jurídicas no que tange ao cumprimento da lei e seus desdobramentos na instituição. Em seguida, a reformulação do currículo de LPLB (no contexto de implantação do Ensino Médio-Técnico Integrado no CEFET/RJ), bem como a seleção do livro didático para o triênio 2015-2017 serão apresentadas como momentos cruciais na atuação da equipe de docentes. Por fim, o artigo ressalta a necessidade de que o ensino de LPLB continue se embasando nos preceitos da lei 10.639/2003, especialmente tendo em vista o cenário sócio-político brasileiro atual – diante da Reforma do Ensino Médio

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Como Citar
de Oliveira, T. (2018). DA PRESSÃO JURÍDICA À AÇÃO POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA NO CEFET/RJ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 409–434. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/470
Seção
Caderno Temático