DA PRESSÃO JURÍDICA À AÇÃO POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA NO CEFET/RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: O presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre a influência da lei 10.639/2003 na atuação pedagógica dos docentes de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET/RJ. Inicialmente, serão contextualizadas as demandas jurídicas no que tange ao cumprimento da lei e seus desdobramentos na instituição. Em seguida, a reformulação do currículo de LPLB (no contexto de implantação do Ensino Médio-Técnico Integrado no CEFET/RJ), bem como a seleção do livro didático para o triênio 2015-2017 serão apresentadas como momentos cruciais na atuação da equipe de docentes. Por fim, o artigo ressalta a necessidade de que o ensino de LPLB continue se embasando nos preceitos da lei 10.639/2003, especialmente tendo em vista o cenário sócio-político brasileiro atual – diante da Reforma do Ensino Médio
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).