ESCOLA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE EM MINAS GERAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A investigação que aqui se propõe busca analisar o processo de implementação da Lei 10.639/03 nas escolas estaduais, estabelecidas no município de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. A proposta envolveu a aplicação de questionários a 430 alunos do Ensino Fundamental II e a 15 professores de história. As questões abordam as políticas afirmativas, o preconceito e o ensino de história no espaço escolar. A pesquisa permite compreender os desafios para a efetivação desta iniciativa e sugere alternativas pedagógicas para o enfrentamento de imaginários, discursos e práticas racistas. A ideia que orienta este estudo é a de que a articulação com outros espaços de resistência e ancestralidade, presentes na cidade, possa auxiliar no processo de reconhecimento dos sujeitos historicamente marginalizados no campo educacional brasileiro.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).