CRIANÇAS ATIVAS, APRENDIZAGEM E AFRO-BRASILIDADE: PENSANDO O APRENDIZADO AFRO-BRASILEIRO NA CASA DE SANTA BÁRBARA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por finalidade fazer uma discussão inspirada nos textos e debates suscitados na disciplina Antropologia da Educação do programa de Pós Graduação em Antropologia da UFSC. Pretendo trazer as categorias discutidas em sala, como criança, aprendizagem, e, por conseguinte, também refletir sobre a noção de educação, conhecimento e saber, pensando a partir do espaço de culto a Iansã (Santa Bárbara) professado pela família Mota e Assis no povoado Aguada, Carmópolis/Sergipe, onde a presença da cultura afro-brasileira é intensa e intensificada. Parto também da minha experiência enquanto integrante desta família e também do culto, buscando perceber as crianças e suas experiências a partir deste ponto de interlocução. O objetivo é discutir como são as participações das crianças no espaço de culto, como elas observam, experimentam e tomam para si essa realidade, criando assim, um processo de aprendizagem sobre ser, e sobre o que é ser integrante de um culto de matriz africana.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).