ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ACARAPE, CEARÁ

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Antônio Roberto Xavier
Antônio Leonardo Moreira de Aquino
Júlio César Lopes de Oliveira

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o conteúdo sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana constante no livro didático de Ensino de Jovens e Adultos, no 2º segmento do ensino fundamental, etapa V, com comentários à Lei nº 10.639/2003. O estudo ocorreu na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos, em Acarape, Ceará. Pressupõe-se que o ensino-aprendizagem da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem sido sempre uma das questões cruciais para a Educação Básica, especificamente para a Educação de Jovens e Adultos, cujo corpo discente é composto por sujeitos sociais que estão fora de faixa etária e há considerável tempo distantes do ensino formal, os quais carregam consigo, porém, um significativo arcabouço de experiências ou aprendizagens não formais. Por essa e outras razões, concebe-se que essa modalidade de educação requer abordagem didático-pedagógica diferenciada que se adéque à realidade do discente jovem ou adulto.

Detalhes do artigo

Como Citar
Xavier, A. R., Aquino, A. L. M. de, & Oliveira, J. C. L. de. (2018). ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ACARAPE, CEARÁ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 483–504. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/453
Seção
Caderno Temático