ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ACARAPE, CEARÁ
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Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o conteúdo sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana constante no livro didático de Ensino de Jovens e Adultos, no 2º segmento do ensino fundamental, etapa V, com comentários à Lei nº 10.639/2003. O estudo ocorreu na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos, em Acarape, Ceará. Pressupõe-se que o ensino-aprendizagem da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem sido sempre uma das questões cruciais para a Educação Básica, especificamente para a Educação de Jovens e Adultos, cujo corpo discente é composto por sujeitos sociais que estão fora de faixa etária e há considerável tempo distantes do ensino formal, os quais carregam consigo, porém, um significativo arcabouço de experiências ou aprendizagens não formais. Por essa e outras razões, concebe-se que essa modalidade de educação requer abordagem didático-pedagógica diferenciada que se adéque à realidade do discente jovem ou adulto.
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