QUILOMBOLAS DE CAIANA DOS CRIOULOS (ALAGOA GRANDE - PB): MEMÓRIA, ETNICIDADE E AUTOCONSCIÊNCIA CULTURAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discute a importância atribuída pelos moradores de Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande-PB) a algumas práticas culturais tradicionais de sua comunidade, como a ciranda, o coco de roda e “pife”. Inicialmente, são problematizados os usos de algumas categorias como “resgate” e “cultura” por parte dos próprios moradores, em especial aqueles vinculados a grupos culturais, como um dos grupos de cirandeiras. Em seguida, é apresentada a modificação de algumas dessas práticas no decorrer da história de Caiana dos Crioulos, possibilitando a compreensão da atual configuração da ciranda, do coco e do “pife”. Finalmente, é analisado como as lideranças do local estão vinculadas a uma tradição que relaciona o papel de destaque na comunidade a atuação à frente de grupos culturais e como isso vem sendo ressignificado num contexto de afirmação de uma identidade quilombola. Para tal empreitada buscou-se uma aproximação entre a História e a Antropologia, onde aliou-se a metodologia da história oral com as observações etnográficas produzidas em pesquisa de campo na comunidade, analisadas em cruzamento com outras fontes, tais como: artigos publicados em jornais e revistas; produções bibliográficas; registros musicais em áudio; registros audiovisuais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).