O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: USOS E COMPREENSÕES DA LEI 10.639/03
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa discutir as formas de abordagem e implementação da lei 10.639/03, bem como das orientações apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004. A criação desses dispositivos legais tem por objetivo contemplar o estudo da história da África além do contexto da escravidão. Desmistificar, desconstruir os estereótipos e discursos unilaterais e eurocêntricos é uma tarefa urgente por parte dos profissionais da educação que precisam também colaborar para que o aluno aprimore o senso crítico e perceba a diversidade de atores sociais que compõe a história do Brasil e que por tanto tempo permaneceram silenciados nas páginas dos livros didáticos e dos debates escolares.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).