O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: USOS E COMPREENSÕES DA LEI 10.639/03

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Alexsandro Ribeiro do Nascimento
Rafaela Franklin da Silva Lira

Resumo

Este artigo visa discutir as formas de abordagem e implementação da lei 10.639/03, bem como das orientações apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004. A criação desses dispositivos legais tem por objetivo contemplar o estudo da história da África além do contexto da escravidão. Desmistificar, desconstruir os estereótipos e discursos unilaterais e eurocêntricos é uma tarefa urgente por parte dos profissionais da educação que precisam também colaborar para que o aluno aprimore o senso crítico e perceba a diversidade de atores sociais que compõe a história do Brasil e que por tanto tempo permaneceram silenciados nas páginas dos livros didáticos e dos debates escolares.

Detalhes do artigo

Como Citar
do Nascimento, A. R., & da Silva Lira, R. F. (2018). O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: USOS E COMPREENSÕES DA LEI 10.639/03. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 820–835. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/467
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Alexsandro Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

O autor é mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE; especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE; graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU; graduado em Ciências Políticas com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; e graduado em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco - UPE

Rafaela Franklin da Silva Lira, Universidade Estadual de Campinas

A autora é doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas  - Unicamp e graduada em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco - UPE