A PERCEPÇÃO DOCENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO DE CASO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse texto apresenta uma análise a respeito das praticas pedagógicas vinculadas a Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura negra nas escolas. A pesquisa aqui descrita resulta de um estudo de caso que investigou a percepção dos professores de uma escola pública da rede estadual de ensino de Goiás situada na periferia pobre do município de Goiânia, sobre a relevância da temática racial na educação escolar. Esse estudo procurou abordar a questão do olhar docente a respeito de suas práticas educativas vinculadas a questão racial, sobre a formação inicial e continuada que receberam, tendo como foco, o preparo para o trabalho com a questão racial e também sobre suas impressões a respeito do contexto social e racial em que a escola campo de investigação e seus estudantes estão inseridos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).