DISCURSOS SOBRE RAÇA, RACISMO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Wellington Oliveira dos Santos

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar os discursos sobre raça, racismo e educação das relações étnico-raciais, em uma turma de educação das relações étnico-raciais de uma universidade do sul de Goiás. Usamos referencial teórico dos estudos sobre a branquitude. Com metodologia, procedimentos de análise de conteúdo para análise de falas e textos produzidos em sala de aula. No primeiro momento de debates, falas espontâneas sobre raça, racismo e educação das relações étnico-raciais são exploradas em grupos de discussão. No segundo momento, falas sobre o tema são explorados após reflexão teórica acerca da Lei n. 10.639/03, do racismo e vídeos sobre população negra e educação. Com o acervo teórico, as estudantes expressaram falas modificadas acerca de raça, racismo e educação das relações étnico-raciais, pontuando a importância do combate ao racismo na educação. Entretanto permaneceu a tendência a não assumir o papel do professor na manutenção do racismo.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, W. O. (2018). DISCURSOS SOBRE RAÇA, RACISMO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 549–571. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/449
Seção
Caderno Temático