DISCURSOS SOBRE RAÇA, RACISMO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem por objetivo analisar os discursos sobre raça, racismo e educação das relações étnico-raciais, em uma turma de educação das relações étnico-raciais de uma universidade do sul de Goiás. Usamos referencial teórico dos estudos sobre a branquitude. Com metodologia, procedimentos de análise de conteúdo para análise de falas e textos produzidos em sala de aula. No primeiro momento de debates, falas espontâneas sobre raça, racismo e educação das relações étnico-raciais são exploradas em grupos de discussão. No segundo momento, falas sobre o tema são explorados após reflexão teórica acerca da Lei n. 10.639/03, do racismo e vídeos sobre população negra e educação. Com o acervo teórico, as estudantes expressaram falas modificadas acerca de raça, racismo e educação das relações étnico-raciais, pontuando a importância do combate ao racismo na educação. Entretanto permaneceu a tendência a não assumir o papel do professor na manutenção do racismo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).