A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo apresenta os dados referentes a uma pesquisa realizada com as/os educadoras/es do Município de Campinas-SP, a respeito da implantação e desenvolvimento das ações relativas à lei 10.639, a partir de demanda apresentada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campinas. O questionário elaborado para a realização da pesquisa foi disponibilizado para a rede docente do município de Campinas em ambiente virtual da Secretaria Municipal de Educação, ao qual responderam 218 profissionais da Educação. Os resultados indicam que, embora as questões das africanidades e da História da África estejam contemplados nos Projetos Político-Pedagógicos e Planos de Ensino, elas ainda não adentram as práticas pedagógicas das/dos docentes. Evidenciam ainda as lacunas da formação e corroboram a constatação da dinâmica do racismo institucional no cotidiano escolar, que se opera pela ausência, pelo silêncio e pela superficialidade.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).