THE CONSOLIDATION OF LAW 10.639 IN THE MUNICIPALITY OF CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIENCES AND CHALLENGES

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Ângela Fátima Soligo
Caroline Felipe Jango
Tamyris Proença Bonilha Garnica
Edna Lourenço

Abstract

This study presents the data referring to a research carried out with the educators of the Municipality of Campinas-SP, regarding the implementation and development of the actions related to Law 10.639, based on demand presented by the Education Committee of the Campinas. The questionnaire prepared for conducting the research was made available to the teaching network of the city of Campinas in a virtual environment of the Municipal Education Department, to which 218 Education professionals responded. The results indicate that, although the issues of African and African History are covered in the Political-Pedagogical Projects and Teaching Plans, they still do not enter into the pedagogical practices of teachers. They also highlight the lack of training and corroborate the evidence of the dynamics of institutional racism in school life, which operates through absence, silence and superficiality.

Article Details

How to Cite
Soligo, Ângela F., Jango, C. F., Garnica, T. P. B., & Lourenço, E. (2018). THE CONSOLIDATION OF LAW 10.639 IN THE MUNICIPALITY OF CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIENCES AND CHALLENGES. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 10(Ed. Especi), 265–294. Retrieved from https://abpnrevista.org.br/site/article/view/433
Section
Caderno Temático
Author Biographies

Ângela Fátima Soligo, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação - licenciatura - em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995/2001). Atualmente é Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Psicologia Educacional, Membro do Grupo de Pesquisa DiS (Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação), Ex-Presidente da ABEP-Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e ex-membro da Mesa Diretora da ALFEPSI-Associação Latinoamericana de Formação e Ensino em Psicologia. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, racismo e preconceito, ensino de psicologia, juventudes, formação de professores e escola. Desenvolve pesquisas voltadas para o estudo do preconceito racial no Brasil e para as ações afirmativas, bem como para as questões de gênero e homofobia, a partir do recorte teórico das representações sociais. Dedica-se atualmente ao estudo da Psicologia Africana. Em 2012 recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, concedido pela Universidade Estadual de Campinas.

Caroline Felipe Jango, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008) é pós-graduada em Gestão de Negócios pelo SENAC - Campinas (2010), possui Mestrado em Educação (2012), também pela UNICAMP e cursa Doutorado em Educação na mesma instituição. Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), representando a Diretoria Adjunta de Desenvolvimento Comunitário na Pró-reitoria de Extensão do IFSP, Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP desde 2015 e membro do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades na Educação - Unicamp) desde 2006. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Social, Escola, Preconceito Racial, Formação Docente, Política Pública.

Tamyris Proença Bonilha Garnica

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, cursou graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas. Atuou no Ensino Superior como pesquisadora, professora e assessora pedagógica. Na educação básica, exerceu função de docente, diretora de ensino e consultora pedagógica. Durante o período que atuou na docência da educação básica, participou de projetos relacionados à gestão e à orientação pedagógica. Desenvolve pesquisas relacionadas à educação, docência e formação de professores, com ênfase em Psicologia Social. Atualmente, atua como Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, área de Educação, no Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré.

Edna Lourenço

Presidente do Grupo Força da Raça, secretária de Combate ao Racismo do PT da Macro Campinas, assessora parlamentar, organizadora do Catálogo Caminhos do Axé, membro do Comitê 20 de Novembro e membro do Forúm de Educação e Diversidade das Relações Étnico-Racias de Campinas e da Comissão Especial de Estudos da Lei 10.639/03 da Câmara Municipal de Campinas.