A ARTE DA CAPOEIRA COMO MARCA DE ANCESTRALIDADE DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: PELA EMERGÊNCIA DE UM CURRÍCULO PLURAL

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Andressa Pinto da Costa
Dulce Mari da Silva Voss

Resumo

Esse trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa na linha das teorias foucaultianas e da análise de discurso acerca das práticas da capoeira. O estudo foi feito com base em depoimentos de sujeitos praticantes, mestres, contra-mestres e instrutores dessa arte. Busca discutir a capoeira na contemporaneidade como uma prática que, ao mesmo tempo, conserva traços da ancestralidade e da história dos povos africanos e incorpora elementos de outras culturas. Defende que a capoeira torna-se uma potente ferramenta de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira, atendendo ao previsto na Lei 10.639/03. Chama a atenção dos/as educadores/as para o lugar que a capoeira pode ocupar nos currículos escolares, como arte que não apenas recupera a herança africana, mas permite a vivência da diversidade cultural.

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Como Citar
da Costa, A. P., & Voss, D. M. da S. (2018). A ARTE DA CAPOEIRA COMO MARCA DE ANCESTRALIDADE DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: PELA EMERGÊNCIA DE UM CURRÍCULO PLURAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 770–785. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/482
Seção
Caderno Temático