A ARTE DA CAPOEIRA COMO MARCA DE ANCESTRALIDADE DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: PELA EMERGÊNCIA DE UM CURRÍCULO PLURAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa na linha das teorias foucaultianas e da análise de discurso acerca das práticas da capoeira. O estudo foi feito com base em depoimentos de sujeitos praticantes, mestres, contra-mestres e instrutores dessa arte. Busca discutir a capoeira na contemporaneidade como uma prática que, ao mesmo tempo, conserva traços da ancestralidade e da história dos povos africanos e incorpora elementos de outras culturas. Defende que a capoeira torna-se uma potente ferramenta de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira, atendendo ao previsto na Lei 10.639/03. Chama a atenção dos/as educadores/as para o lugar que a capoeira pode ocupar nos currículos escolares, como arte que não apenas recupera a herança africana, mas permite a vivência da diversidade cultural.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).