REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ

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Ingrit Yasmin Oliveira da Silva Batista
Fabiane Freire França
Delton Aparecido Felipe

Resumo

A escola é um espaço propício para ouvir e narrar histórias, a partir dessa premissa este texto visa relatar uma experiência didático-pedagógica realizada em uma escola localizada na cidade de Campo Mourão-PR. Buscamos responder as seguintes problemáticas: quais as representações de raça que circulam na Educação Infantil? Selecionamos para as ações pedagógicas uma turma com vinte crianças com idade entre 4 e 5 anos, que estudam na turma do Nível II. A seleção da Educação Infantil, deu-se pelo fato de que nessa etapa, as crianças estão em processo de formação e construção de identidade. Consideramos que as narrativas que circulam na escola, as histórias que são contadas e as representações que são vistas como referências precisam ser revisitadas e pluralizadas, para problematizar e desconstruir o modelo de branquitude estabelecido pela sociedade.

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Como Citar
Batista, I. Y. O. da S., França, F. F., & Felipe, D. A. (2018). REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 335–354. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/459
Seção
Caderno Temático