REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A escola é um espaço propício para ouvir e narrar histórias, a partir dessa premissa este texto visa relatar uma experiência didático-pedagógica realizada em uma escola localizada na cidade de Campo Mourão-PR. Buscamos responder as seguintes problemáticas: quais as representações de raça que circulam na Educação Infantil? Selecionamos para as ações pedagógicas uma turma com vinte crianças com idade entre 4 e 5 anos, que estudam na turma do Nível II. A seleção da Educação Infantil, deu-se pelo fato de que nessa etapa, as crianças estão em processo de formação e construção de identidade. Consideramos que as narrativas que circulam na escola, as histórias que são contadas e as representações que são vistas como referências precisam ser revisitadas e pluralizadas, para problematizar e desconstruir o modelo de branquitude estabelecido pela sociedade.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).