O "(NÃO) LUGAR" DA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA USP, UNICAMP E UNESP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo toma como referência o curso de Ciências Sociais, bacharelado e licenciatura, da USP, UNICAMP e UNESP, para analisar em seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s), nas disciplinas que compõem sua grade curricular, e em suas respectivas ementas, a abordagem da História e Cultura da África e Afro-brasileira, como forma de cumprir a Lei 10639/2003, as determinações da Resolução CNE/CP n.01/2004 e da Resolução n. 02/2015. Para realizar essa descrição e análise, os PPP’s do Curso de Ciências Sociais foram acessados online na página de cada Universidade. A leitura das disciplinas, em suas ementas e conteúdos programáticos, possibilitou constatar que apenas algumas delas, na área da Antropologia, História e Políticas Públicas, apresentam conteúdos que se aproximam desta temática, e que é no quadro de optativas que encontramos algumas poucas disciplinas que a abordam de forma mais específica
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).