O "(NÃO) LUGAR" DA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA USP, UNICAMP E UNESP

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Eva Aparecida da Silva

Resumo

Este artigo toma como referência o curso de Ciências Sociais, bacharelado e licenciatura, da USP, UNICAMP e UNESP, para analisar em seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s), nas disciplinas que compõem sua grade curricular, e em suas respectivas ementas, a abordagem da História e Cultura da África e Afro-brasileira, como forma de cumprir a Lei 10639/2003, as determinações da Resolução CNE/CP n.01/2004 e da Resolução n. 02/2015. Para realizar essa descrição e análise, os PPP’s do Curso de Ciências Sociais foram acessados online na página de cada Universidade. A leitura das disciplinas, em suas ementas e conteúdos programáticos, possibilitou constatar que apenas algumas delas, na área da Antropologia, História e Políticas Públicas, apresentam conteúdos que se aproximam desta temática, e que é no quadro de optativas que encontramos algumas poucas disciplinas que a abordam de forma mais específica

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Como Citar
Silva, E. A. da. (2018). O "(NÃO) LUGAR" DA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA USP, UNICAMP E UNESP. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 505–529. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/487
Seção
Caderno Temático