“PERSONALIDADES NEGRAS?! SÓ CONHEÇO ZUMBI, PROFESSORA!” - A CONSTRUÇÃO DO “HEROI” E A INVISIBILIZAÇÃO DO NEGRO NA HISTÓRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com base no recorte de uma prática pedagógica mais ampla, executada numa Instituição Federal de Ensino, com alunos do 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, este artigo tem como objetivo refletir acerca da invisibilização do negro, no processo de construção dos “heróis da história”, a partir do debate crítico e do reconhecer que existem diferenciadas versões históricas, que tanto têm legitimado o eurocentrismo como fundamento epistemológico à construção dos diversos conhecimentos. Partiu-se de uma lista de personalidades históricas apontadas como mais conhecidas e importantes para a turma e, a partir dela, desenvolveu-se nova atividade, com vistas à visibilização de personalidades negras da História, até então desconhecidas para a maioria deles. No presente trabalho, as discussões se fundamentarão em autores como: Boschi (2007) e Silva (1997, 2010). Além destes, outros autores participarão do escopo das discussões.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).