AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Antonio Matheus do Rosário Corrêa
Raquel Amorim dos Santos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as representações sociais sobre crianças negras em contexto escolar. O estudo se configura em abordagem qualitativa com a aplicação de pesquisa bibliográfica, fundamentado no referencial teórico de Moscovici (1978, 2015), Jodelet (1989), Gomes e Araújo (2014), Cavalleiro (2005, 2017), Feitosa (2012), Costa (2013) e Santos (2009). Os resultados revelam que as representações sociais sobre as crianças negras apresentam dicotomia entre práticas racistas e mecanismos antirracistas na escola. Os discursos contidos nas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 primam pelo reconhecimento e valorização do negro na sociedade brasileira. Conclui-se que há necessidade de progredir no campo da educação para as relações étnico-raciais, principalmente na efetividade de políticas públicas de ações afirmativas que assegurem o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como meio de afirmação das crianças negras na escola.

Detalhes do artigo

Como Citar
Corrêa, A. M. do R., & Amorim dos Santos, R. (2018). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 693–720. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/438
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora Adjunta A da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Bragança. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018).