AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as representações sociais sobre crianças negras em contexto escolar. O estudo se configura em abordagem qualitativa com a aplicação de pesquisa bibliográfica, fundamentado no referencial teórico de Moscovici (1978, 2015), Jodelet (1989), Gomes e Araújo (2014), Cavalleiro (2005, 2017), Feitosa (2012), Costa (2013) e Santos (2009). Os resultados revelam que as representações sociais sobre as crianças negras apresentam dicotomia entre práticas racistas e mecanismos antirracistas na escola. Os discursos contidos nas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 primam pelo reconhecimento e valorização do negro na sociedade brasileira. Conclui-se que há necessidade de progredir no campo da educação para as relações étnico-raciais, principalmente na efetividade de políticas públicas de ações afirmativas que assegurem o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como meio de afirmação das crianças negras na escola.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).