Prezadas/os Leitoras/es,

 

É com satisfação que esta editoria apresenta o dossiê “Relações Étnico-Raciais e Currículo/Formação de Professores/as” da Revista da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Todavia, vivemos uma crise civilizatória (pandemia de Covid-19, crise econômica e, sobretudo, crise política) que afeta de maneira muito particular nossas instituições de ensino, professores/professoras, discentes e a nós: a população negra. Desta forma, manifestamos aqui nossa solidariedade com todos/as nossos/os irmãos e irmãs e desejamos força para o momento.

Este dossiê, organizado pelas professoras Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques e Dra. Rosana Batista Monteiro, se propõe a pensar sobre o desafio constante para uma educação antirracista: a educação das relações étnico-raciais no currículo e na formação de professores e professoras. A obra questiona o cenário neofacista que se impõe a educação, discorre sobre perspectivas multiculturais, perspectivas transacionais, o papel da coordenação pedagógica e aponta desafios na formação de professores. Este volume discorre sobre alternativas entre legislação e currículos contribuindo para a leitura de uma educação transformadora.

Na seção biografia trazemos também a importante contribuição do primeiro negro sociólogo americano moderno W.E.B. Du Bois, que recebeu um título especial, “W.E.B. Du Bois, racismo acadêmico e ciências sociais na América anotações biográficas” e será publicada em duas partes organizada pelo professor Dr. Valter Roberto Silvério. Du Bois, importante pan-africanista, tem sua historiografia marcada por discussões acerca do colonialismo e alienação sofrida pelos povos africanos e da diáspora.

Ainda completam este número produções sobre patrimônio imaterial, saúde da população negra, análise sobre a educação no sertão cearense e comunidades tradicionais de matriz africana.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os leitores e leitoras a navegar por essas narrativas a partir das experiências e investigações aqui compartilhadas.

 

Modupé!

 

Publicado: 2020-05-30

APRESENTAÇÃO

Anna M. Canavarro Benite, Cintia Camargo Vianna, Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo, José Antonio Novaes da Silva

1-2

MIGRATION IN BRAZILIAN AFRO-DESCENDANTS COMMUNITIES: A NEW APPROACH TO ILLUSTRATE THE MEANING OF CONTEMPORARY QUILOMBO

Sabrina Guimarães Paiva, Carolina Carvalho Gontijo, Raquel Carvalho Gontijo, Lorena Madrigal, Maria de Nazaré Klautau-Guimarães, Silviene Fabiana de Oliveira

188-208

RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: DESAFIOS E PARADOXOS EM ACARAPE, CEARÁ, BRASIL

Antônio Roberto Xavier, Maria do Socorro Lopes da Silva, Edilberto Cavalcante Reis

252-268

O NORMAL E O PATOLÓGICO NA PERSPECTIVA DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

Fabiana Albino Fraga, Rogerio Luiz Ferreira da Silva

326-332