PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS PARA O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA

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Ana Ivenicki

Resumo

O presente artigo pretende contribuir sobre reflexões a respeito do currículo para o desafio ao preconceito com relação a identidades étnico-raciais marginalizadas. O argumento que apresento é que o currículo poderia se beneficiar de uma perspectiva multicultural pós/decolonial, com aportes do olhar interseccional e híbrido, que propõe o desafio à essencialização de identidades e a binarismos que as congelam. Desta forma, discuto implicações da abordagem multicultural para um currículo desafiador do racismo, propondo dimensões para a análise de experiências curriculares multiculturais, nesta perspectiva. Pretendo que o texto possa contribuir para reflexões e diálogos sobre caminhos futuros para perspectivas antirracistas e multiculturais no currículo e na formação de professores. 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Ivenicki, A. (2020). PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS PARA O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(32), 30–45. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/890
Seção
Dossiê Temático