RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: DESAFIOS E PARADOXOS EM ACARAPE, CEARÁ, BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Busca-se demonstrar uma situação de invisibilidade da cultura afro-brasileira quanto ao aspecto religioso resultante do legado preconceituoso e eurocêntrico presente na formação da sociedade brasileira. Metodologicamente trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com emprego de técnicas de observação, recurso imagético e entrevista para coleta e geração de dados e informação. Evidencia-se a importância de se estudar e propagar as questões religiosas envolvendo a matriz africana, pois constatou-se a necessidade de se reconhecer e preservar o patrimônio simbólico pertinente à matriz religiosa afro-brasileira. Evidenciou-se ser necessário o debate reflexivo e valorativo sobre o sentido social da cultura religiosa de matriz africana, afro-brasileira e afrodescendente. Emergiu desta escrita um pouco dos sujeitos que contribuíram e ainda contribuem para que a cultura religiosa de matriz africana mantenha-se viva, ainda que sejam desconhecidas suas origens por tantos religiosos que se dizem praticantes.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).