RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: DESAFIOS E PARADOXOS EM ACARAPE, CEARÁ, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Antônio Roberto Xavier
Maria do Socorro Lopes da Silva
Edilberto Cavalcante Reis

Resumo

Resumo: Busca-se demonstrar uma situação de invisibilidade da cultura afro-brasileira quanto ao aspecto religioso resultante do legado preconceituoso e eurocêntrico presente na formação da sociedade brasileira. Metodologicamente trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com emprego de técnicas de observação, recurso imagético e entrevista para coleta e geração de dados e informação. Evidencia-se a importância de se estudar e propagar as questões religiosas envolvendo a matriz africana, pois constatou-se a necessidade de se reconhecer e preservar o patrimônio simbólico pertinente à matriz religiosa afro-brasileira. Evidenciou-se ser necessário o debate reflexivo e valorativo sobre o sentido social da cultura religiosa de matriz africana, afro-brasileira e afrodescendente. Emergiu desta escrita um pouco dos sujeitos que contribuíram e ainda contribuem para que a cultura religiosa de matriz africana mantenha-se viva, ainda que sejam desconhecidas suas origens por tantos religiosos que se dizem praticantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Xavier, A. R., Silva, M. do S. L. da, & Reis, E. C. (2020). RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: DESAFIOS E PARADOXOS EM ACARAPE, CEARÁ, BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(32), 252–268. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/802
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Licenciado em História (UECE); Licenciado em Pedagogia (FAK); Especialista em História e Sociologia (URCA); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE); Doutor em Educação (UFC); Pós-doutor em Educação (UFPB). Lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e do Curso de Graduação em Administração Pública presencial, ambos da UNILAB. Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Políticas Educacionais; 2) Políticas Públicas, Governo e Sociedade; 3) Violência, Criminalidade e Política de Segurança Pública; 4) Etnociências, Saberes Populares e Sustentabilidade; 5) História, Culturas, Memória e Oralidade. Desenvolve também pesquisas em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Biografias; Temáticas étnico-raciais; Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania; Cultura Digital; Família, Gênero e Geração; Museologia; Patrimônios; Gestão Ambiental; Teoria e Metodologia da História; Micro-História; Ensino de Ciências; Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq.

Maria do Socorro Lopes da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab

Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidsade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade KURIOS.Licenciada em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará e habilitada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais(GPS-Unilab/CNPq).P rofessora da Educação básica da rede pública municipal.

Edilberto Cavalcante Reis, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil
Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (URCE) , Brasil