O PIBID COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DCNERER NOS ESPAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO PEDAGOGO, NA UNIVERSIDADE E NAS ESCOLAS

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Rosana Batista Monteiro
Bárbara Cristina Sicardi Nakayama

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre a formação docente na perspectiva da educação antirracista e direitos humanos. Entendendo que o PIBID poderia contribuir para a implementação das políticas de ação afirmativa no campo do currículo, de acordo com a Resolução CNE 01/2004, foram construídos de forma colaborativa e interdisciplinar quatro projetos de trabalho voltados a turmas do ensino fundamental I ( 1o a 5o anos), relacionando história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, na perspectiva da reeducação das relações étnico-raciais. Apoiando-nos em autores e autoras do campo da educação das relações étnico-raciais (Gomes, 2019; Silva, 2010; Muller & Coelho, 2013), da formação docente (Nóvoa, 2017) e da pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2017) a análise dos processos e dos resultados nos possibilita reconhecer que os integrantes do núcleo apropriaram-se de conhecimentos e práticas pedagógicas antirracistas.

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Como Citar
Monteiro, R. B., & Sicardi Nakayama, B. C. (2020). O PIBID COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DCNERER NOS ESPAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO PEDAGOGO, NA UNIVERSIDADE E NAS ESCOLAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(32), 140–160. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/888
Seção
Dossiê Temático