O PIBID COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DCNERER NOS ESPAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO PEDAGOGO, NA UNIVERSIDADE E NAS ESCOLAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto tem como objetivo refletir sobre a formação docente na perspectiva da educação antirracista e direitos humanos. Entendendo que o PIBID poderia contribuir para a implementação das políticas de ação afirmativa no campo do currículo, de acordo com a Resolução CNE 01/2004, foram construídos de forma colaborativa e interdisciplinar quatro projetos de trabalho voltados a turmas do ensino fundamental I ( 1o a 5o anos), relacionando história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, na perspectiva da reeducação das relações étnico-raciais. Apoiando-nos em autores e autoras do campo da educação das relações étnico-raciais (Gomes, 2019; Silva, 2010; Muller & Coelho, 2013), da formação docente (Nóvoa, 2017) e da pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2017) a análise dos processos e dos resultados nos possibilita reconhecer que os integrantes do núcleo apropriaram-se de conhecimentos e práticas pedagógicas antirracistas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).