RACISMO ACADÊMICO E FORMAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA AMÉRICA: W.E.B. DU BOIS E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE CIÊNCIA E POLÍTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo tem como principal objetivo introduzir o pensamento sociológico de W.E.B. Du Bois em sua intersecção entre elaboração científica e atividade política delineando de forma não exaustiva sua contribuição à história da constituição das ciências sociais. Ao fazê-lo ele apresenta o autor à um público de língua portuguesa, em especial o brasileiro, o qual tem sido privado da potente reflexão e influência teórica de um dos autores mais lidos na atualidade, em especial, por sua exclusão intencional do chamado cânone da sociologia. Uma das teses em torno de sua exclusão é que a contribuição da obra de Du Bois representaria de fato uma alternativa histórica que foi parcialmente “desconsiderada” por seu pertencimento racial. Os momentos sobre os quais o texto transita compreendem a sua conceituação de “raça” como uma construção social no início do século XX, sua leitura das consequências do domínio do Ocidente sobre o continente Asiático e Africano e a reconfiguração do mundo social após a Segunda Guerra. Concluímos que o pensamento de Du Bois está presente em todos esses contextos históricos apontando para os limites da sociologia, propondo avanços e inovações. Seu pensamento está diretamente relacionado a elaboração de uma interpretação da experiência africana e negra em uma perspectiva transnacional e diaspórica que teve início com sua participação decisiva na proposição dos congressos pan-africanos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).