EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO SERTÃO CENTRAL CEARENSE: CONSTRUINDO PONTES ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E QUILOMBOLAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse texto tem como objetivo contribuir com os estudos que apresentam a extensão universitária em sua atuação no que concerne à temática racial no ensino superior privado. Trata-se de um relato de experiência numa perspectiva antirracista, na construção do NUMEQ ( Núcelo Multidisciplinar em Ensinamentos Quilombolas), que priorizou a construção do conhecimento no que tange à questão racial, e, nessa via de mão dupla com o quilombo, reconhece e revaloriza seus saberes na esfera acadêmica. Além de mostrar o olhar dos/as estudantes e dos/as professores/as sobre o grupo, bem como contribuição nos cursos nas áreas de exatas, saúde e humanas. Pôde-se notar que, o projeto de extensão permitiu, a partir das leituras, reflexões e vivências, que os/as estudantes e professores/as tivessem uma visão abrangente e uma consciência crítica e histórica acerca das diversas discriminações , e mais especificamente do racismo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).