EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ÁFRICA PRÓXIMA E SEPARADA DE NÓS!

Conteúdo do artigo principal

Antonio José de Souza

Resumo

O presente trabalho é, inicialmente, uma imersão nas minhas memórias de estudante que apenas sabia o que lia sobre o “continente negro”, impregnado de descrições nebulosas como a divulgação de cenários horrendos e pestes violentas; razões, portanto, que justificavam a expedição protagonizada pelos colonizadores ocidentais, resultando na prosperidade europeia que, com o desígnio expansionista, espraiou-se para outros territórios, irrompendo como o “berço” da civilização, em agravo ao continente africano. Nesse sentido, o objetivo maior é tomar, aqui, o continente africano como foco de pesquisa, ultrapassando os registros superficiais. Portanto, trata-se de um estudo a partir da percepção de um adulto que, hoje, consciente da negritude, orgulha-se em fazer a travessia do velho Atlântico em direção aos registros históricos de uma África fidedigna. Ao final do estudo, evidencia-se a necessidade de uma política de formação para a diversidade, contemplando, sobretudo, a perspectiva da identidade e da cultura afro-brasileira, historicamente marcada pelo silenciamento e pela negação nas escolas brasileiras.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Souza, A. J. (2020). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ÁFRICA PRÓXIMA E SEPARADA DE NÓS!. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(32), 297–325. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/873
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio José de Souza, UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSal), SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITIÚBA/BA

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC - UCSal). Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos (IF Baiano/Senhor do Bonfim). Possui graduação (bacharelado) em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Licenciado em História pela Faculdade de Ciências da Bahia. Professor da Educação Básica do município de Itiúba/BA. Professor colaborador da Especialização em Educação do Campo (IF Baiano/Serrinha). Integrante do Grupo de Pesquisa Família, (auto)biografia e poética (FABEP/UCSal), do Laboratório LaPPRuDes - Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (IFBaiano), da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).