RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA: ENTRE LEGISLAÇÕES E COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca discutir parte das legislações atinentes à diversidade racial na escola, como as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08, a Resolução CNE/CP Nº 01/2004, o Parecer CNE/CP Nº 03/2004, as DCNERER, e o Plano Nacional de Implementação destas Diretrizes, assim como evidenciar, por meio da análise documental, conforme Bardin (2016), o papel fundamental das coordenações pedagógicas na efetivação do aparato legal para a educação. Concluímos que a fragilidade do aporte teórico representa o principal entrave para o trabalho da temática pelas coordenações pedagógicas, e que os instrumentos legais evidenciam e reiteram o lugar de definidor de políticas educacionais na escola, como afirmam Coelho e Padinha (2013) e Coelho e Silva (2017).
Detalhes do artigo
Como Citar
Coelho, W. de N. B., & Bernardo Dias, S. (2020). RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA: ENTRE LEGISLAÇÕES E COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(32), 46–67. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/883
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).