A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇAO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SUBVERSÃO À LÓGICA DA COLONIALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais (DCNERER) promoveram um deslocamento epistêmico no sentido de subverter a lógica hegemônica ocidental de matriz monocultural dos currículos escolares. O estudo analisa a implementação das leis nº. 10.639/2003 e nº. 11.645/2008 no estado Mato Grosso do Sul, a partir de uma pesquisa finanaciada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, realizada em escolas públicas no período de 2014 a 2016. Adotou-se como procedimento teórico metodológico a aplicação de questionários on line, realização de entrevistas. Conclui-se que ocorreram avanços importantes, todavia ainda é necessário avaliar em que medida o currículo escolar e a formação inicial e continuada de professores atendem satisfatoriamente as diretrizes.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).